ODONTOLOGIA DIGITAL

Para a obtenção de modelos de trabalho, pelo método convencional, necessitamos sempre de um molde resultante da manipulação de algum tipo de material de moldagem – alginato, poliéter, silicone de condensação, silicone de adição, etc – que por sua vez, deverão ser vazados, normalmente por um tipo específico de gesso.

Nesse modelo, será executado o trabalho de cunho e de forma artesanal para a confecção de uma prótese dentária.

Cabe lembrar que o processo de construção de uma prótese de precisão é susceptível a distorções inerentes a esses materiais e procedimentos utilizados.

Para minimizar o problema é necessário muito esforço e conhecimento técnico-científico do cirurgião-dentista e do técnico de prótese dentária de forma a garantir uma prótese com requisitos de precisão clinicamente aceitáveis.

Um dos maiores avanços do sistema digital CAD/CAM para uso odontológico foi a criação do scanner intraoral, que permite obter modelos virtuais de grande precisão sem necessitar de materiais de moldagem e de gesso, e que hoje é totalmente acessível aos nossos pacientes.

Com isso, o tempo de trabalho é significativamente reduzido e são eliminadas etapas sujeitas a alterações dimensionais.

O modelo virtual obtido é de precisão, mas este pode ser manipulado pelo software em se aumentando ou diminuindo as suas dimensões de acordo com as necessidades do tipo de trabalho protético e assim confeccionada uma prótese com maior qualidade.